
O AMA Supercross deste fim de semana, realizado no Acrisure Stadium, em Pittsburgh, Pensilvânia, foi marcado por grandes performances dos pilotos da Yamaha. A 15ª rodada do campeonato trouxe de volta a competição ao estádio, que não recebia uma etapa desde 1983.
Categoria 450SX
Na categoria 450SX, Cooper Webb conquistou uma vitória crucial nesta reta final do campeonato. Com uma largada muito forte, que garantiu o holeshot, Webb liderou todas as voltas da prova. Com uma vantagem de 12 pontos no campeonato, o piloto da Yamaha YZ450F entra nestas duas últimas rodadas podendo se dar ao luxo de administrar a vantagem na tabela sem a necessidade de vencer novamente para garantir o título da temporada.
Justin Cooper teve mais uma grande performance neste fim de semana. Depois de vencer sua corrida classificatória, garantiu outro pódio na temporada com o terceiro lugar na prova, mostrando muita consistência em uma pista muito técnica. Cooper é o 4º colocado no Campeonato, a duas rodadas para o final.
Categoria 250SX – Costa Leste
Na categoria 250SX, válida pela Costa Leste, Nate Thrasher e Max Vohland também garantiram o pódio para a Yamaha. Thrasher liderou boa parte da prova, mas foi ultrapassado nos momentos finais, terminando em segundo lugar. Já Vohland, que competiu utilizando um freio de mão adaptado na sua moto, devido a uma lesão no pé direito, conquistou seu primeiro pódio na carreira.
Próxima rodada
Com apenas duas rodadas para o fim do campeonato, as atenções se voltam agora para o Empower Field at Mile High, em Denver, no Colorado, onde será disputada a penúltima rodada do campeonato. Para a Categoria 250SX, a prova será válida pela Costa Oeste.
Comentários dos pilotos
“[Eu senti] um pouco de tudo, cara. Tem sido uma grande luta, e foram duas semanas difíceis, especialmente a última. Então, era muito necessário esta noite. Foi um evento principal incrível. Estávamos indo com tudo, e se eu cometesse um pequeno erro, sabia que ele iria me pegar. Então, se você quer falar de pressão, foi muita. Estou muito empolgado comigo mesmo por me recuperar depois da semana passada, fazer o holeshot e liderar todas as voltas com esse tipo de pressão. Cara, não é fácil. Estou empolgado comigo mesmo e empolgado pela minha equipe. Quero agradecer a eles. Fizemos uma mudança na moto esta semana que foi incrível… O fim de semana passado foi bem difícil para mim, e é ótimo estar de volta ao topo, conseguir outra vitória, pegar o ritmo de volta e, obviamente, frear um pouco o momento que o Chase estava tendo. Mas ele vai vir com tudo. Sei que ele é um grande competidor.” – Cooper Webb, quando perguntado o que estava sentindo após a vitória, se era exaustão ou alívio.
“Senti que estava pilotando melhor esta noite, de modo geral. Obviamente, uma corrida de qualificação muito boa para mim, mas simplesmente não me adaptei à pista tão bem quanto precisava. Esses caras estavam forçando bastante, e continuaram forçando até o fim, mantendo um ritmo muito forte que eu simplesmente não consegui acompanhar lá pelo meio da corrida. Tentei me aproximar deles um pouco, mas acabei perdendo o contato; fiquei meio que isolado em terceiro lugar. O terceiro lugar está bom para mim esta noite, foi um dia muito bom para mim, então vamos aproveitar todos os pontos positivos disso. Só preciso agradecer à equipe inteira… Vamos manter isso!” – Justin Cooper, terceiro colocado na prova e 4º no Campeonato.
“Estive perto de vencer ali. Eu podia saborear, podia sentir, e [foi] apenas um erro, assim como na semana passada, que me custou a vitória. Sinto que poderia ter vencido nas últimas duas, mas simplesmente não consegui. Porém, depois do meu acidente em Atlanta, alguns anos atrás, minha confiança simplesmente não era mais a mesma nos whoops, e fico feliz em dizer que estou de volta. Estou me sentindo ótimo e essa foi a minha força esta noite. Vamos continuar trabalhando duro e acho que estaremos na disputa em Salt Lake para conseguir outra vitória lá. Já ganhei lá antes, então vamos fazer isso de novo.” – Nate Thrasher, segundo colocado na prova e 4º no Campeonato.
“Estamos trabalhando tanto nas instalações e tem sido uma jornada tão longa para mim. Não consigo acreditar que cheguei aqui tão rápido, com a lesão no [pé direito] e tudo mais. Tive que descobrir uma nova maneira de pilotar com um freio de mão. Vim aqui a Pittsburgh para testar o freio de mão – e só quero agradecer a todos esses fãs. Vocês foram incríveis esta noite… [Este é o] meu primeiro pódio na carreira e sinto um enorme peso saindo dos meus ombros, e estou com fome de mais.” – Max Vohland, que adaptou um freio de mão à sua motocicleta devido a uma lesão no pé direito, que diminuiu um pouco a sensibilidade desse pé.
RESULTADOS – 15ª RODADA
Pittsburgh, Pensilvânia
Categoria 250SX – Costa Leste
1º) Tom Vialle
2º) Nate Thrasher | Yamaha
3º) Max Vohland | Yamaha
4º) RJ Hampshire
5º) Seth Hammaker
Categoria 450SX
1º) Cooper Webb / Yamaha
2º) Chase Sexton
3º) Justin Cooper/Yamaha
4º) Aaron Plessinger
5º) Malcolm Stewart
CLASSIFICAÇÃO APÓS 15 ETAPAS
Categoria 250SX – Costa Leste
1º) Seth Hammaker / 160 pontos
2º) RJ Hampshire / 159 pontos
3º) Tom Vialle / 157 pontos
5º) Nate Thrasher – Yamaha / 128 pontos
4º) Cullin Park / 124 pontos
Categoria 450SX
1º) Cooper Webb – Yamaha / 325 pontos
2º) Chase Sexton / 313 pontos
3º) Ken Roczen / 271 pontos
4º) Justin Cooper – Yamaha / 241 pontos
5º) Malcolm Stewart / 237 pontos
Calendário do AMA Supercross 2025:
11 de janeiro – Angel Stadium, Anaheim, CA / 250cc Costa Oeste
18 de janeiro – Snapdragon Stadium, San Diego, CA / 250cc Costa Oeste
25 de janeiro – Angel Stadium, Anaheim, CA / 250cc Costa Oeste
1 de fevereiro – State Farm Stadium, Glendale, AZ / 250cc Costa Oeste
8 de fevereiro – Raymond James Stadium, Tampa, FL / 250cc Costa Leste
15 de fevereiro – Ford Field, Detroit, MI / 250cc Costa Leste
22 de fevereiro – AT&T Stadium, Arlington, TX / 250cc Costa Oeste
1 de março – Daytona International Speedway, Daytona Beach, FL / 250cc Costa Leste
8 de março – Lucas Oil Stadium, Indianapolis, IN / 250cc Costas Leste e Oeste
22 de março – Protective Stadium, Birmingham, AL / 250cc Costa Leste
29 de março – Lumen Field, Seattle, WA / 250cc Costa Oeste
5 de abril – Gillette Stadium, Foxborough, MA / 250cc Costa Leste
12 de abril – Lincoln Financial Field, Philadelphia, PA / 250cc Costas Leste e Oeste
19 de abril – MetLife Stadium, East Rutherford, NJ / 250cc Costa Leste
26 de abril – Acrisure Stadium, Pittsburgh, PA / 250cc Costa Leste
3 de maio – Empower Field at Mile High, Denver, CO / 250cc Costa Oeste
10 de maio – Rice-Eccles Stadium, Salt Lake City, UT / 250cc Costas Leste e Oeste