Yamaha R15 bLU cRU
América Latina

Yamaha R15 bLU cRU América Latina

O Yamaha R15 bLU cRU América Latina é a mais nova competição com o DNA da Yamaha Racing Brasil, que desde 2017 forma novos pilotos para competirem no Campeonato Mundial de R3 e no Mundial de Superbike depois de passarem pelo Yamalube R3 bLU cRU América Latina. A categoria R15 é o passo inicial para uma carreira internacional, oferecendo a jovens de 9 a 15 anos suporte sólido para trilhar uma profissão no motorsport.

O Yamaha R15 bLU cRU América Latina é homologado pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e a primeira temporada acontece em 2024. Os 15 jovens pilotos que vão formar o grid de estreia foram escolhidos ao longo de quatro pré-seletivas e uma seletiva final realizadas ainda em 2023.

A temporada 2024 terá seis corridas, todas em autódromos com as barreiras de ar também homologadas pela FIM – um investimento primordial da Yamaha para fornecer a proteção necessária aos autódromos e corridas de moto de todo o país.

A gestão do Yamaha R15 bLU cRU América Latina é feita pela Missão 78, que gerencia o Yamalube R3 bLU cRU América Latina e do AD78 Team Latin America na Europa, que engloba os pilotos Yamaha no Mundial de SuperBike e no campeonato europeu de R3.

PATROCINADORES

Regras

A competição fornece todo o suporte necessário aos pilotos: motos, mecânicos formados pela Yamaha Riding Academy (YRA), capacetes, macacões, pneus e combustível. Tudo está incluso no valor pago pela inscrição – R$ 15 mil pela temporada completa, considerado um custo muito acessível para os padrões dos esportes a motor.

As motos YZF-R15 do Yamaha R15 bLU cRU América Latina oferecidas aos pilotos são todas iguais, com motor standard e alguns ajustes como pedaleiras, pneus, suspensões, guidão, escape e carenagem de competição. As máquinas são sorteadas no fim de semana de corrida entre os pilotos, que também passam por inspeção médica, têm auxílio de coach especializado e participam de briefings da CBM e da FIM.

Vale ressaltar ainda a ampla divulgação do campeonato, que tem assessoria de imprensa especializada, fotógrafo dedicado, transmissão ao vivo no YouTube e no Tik Tok da Yamaha Racing Brasil e no Facebook da Yamaha Motor do Brasil, além da intensa exposição nas redes sociais que atinge milhões de pessoas.

Premiação em dinheiro

Campeão: subsídio de 100% para a temporada completa no Yamalube R3 bLU cRU América Latina 2025. 

Vice-campeão: subsídio de 50% na inscrição do Yamalube R3 bLU cRU América Latina 2025

R-Series é o caminho para o Mundial

Pilotos brasileiros brilhando no Campeonato Europeu de R3 e no Mundial de Superbike já são uma realidade. Nomes como Ton e Meikon Kawakami, Humberto Maier “Turquinho Jr.”, Enzo Valentim, Kevin Fontainha e Gustavo Manso começaram no Yamalube R3 bLU cRU Latin America e hoje vencem corridas e fazem frente a pilotos de todo mundo.

Agora, o Yamaha R15 bLU cRU América Latina passa a ser a porta para este processo. Os pilotos começarão com 9 anos de idade nesta competição de base que vai credenciá-los ao passo seguinte, as competições YZF-R3 no Brasil, para depois conquistarem espaço na Europa.