Piloto da Yamaha Racing Brasil chega a oito vitórias consecutivas e leva decisão do título para a última etapa

Glenn Coldenhoff voltou a dominar o Campeonato Brasileiro de Motocross – MX1GP BRASIL e venceu a rodada dupla realizada em Santa Cruz do Capibaribe (PE) neste fim de semana. O piloto da Yamaha C6 Bank IMS conquistou o primeiro lugar nas quatro baterias disputadas entre sexta-feira (31) e domingo (2) e diminuiu a distância para o líder da categoria MX1 para apenas seis pontos, levando a decisão para a última etapa da competição em Minas Gerais, no mês de setembro.
Após vencer a sétima etapa na sexta-feira com a primeira performance dominante do fim de semana, Coldenhoff voltou à pista neste domingo decidido a repetir a atuação – e assim fez. Na primeira bateria, o Time Azul construiu uma barreira na largada com Paulo Alberto conquistando o holeshot e seguido por Fábio Santos e Vitor Borba, da Yamaha Monster Energy Geração, além de Coldenhoff. Depois da primeira curva, o holandês acelerou e passou da segunda para a primeira posição, de onde administrou o ritmo e venceu a prova com uma vantagem de 15 segundos sobre o segundo colocado.
Na segunda bateria, Paulo Alberto repetiu o holeshot, mas os pilotos do Time Azul acabaram perdendo algumas posições no início, com o português ficando em terceiro, Coldenhoff em quarto, Fábio Santos em sexto e Vitor Borba na 12ª posição. Após ultrapassar os adversários, o holandês chegou a segunda posição e encostou no líder e, poucos minutos depois, conseguiu a principal ultrapassagem, assumindo a liderança da prova para conquistar a segunda vitória do dia com mais 15 segundos de vantagem sobre o segundo colocado.
Com as quatro vitórias deste fim de semana, Coldenhoff manteve a vice-liderança da MX1 descontando 12 pontos da diferença para o primeiro colocado: dos 18 de antes da rodada para apenas seis. Assim, a decisão do título da categoria ficou para a última etapa da competição e o piloto da Yamaha depende apenas de si para ser campeão. Se vencer as duas corridas da final, garante o título da principal categoria do motocross brasileiro.
GLENN COLDENHOFF
MX1 – YZ450F
“Comecei a melhorar em Palmas e de lá pra cá ganhei todas as baterias e hoje estou muito feliz. Foi muito difícil com o sol, não dava pra ver nada, então segui acelerando. Queria aumentar o ritmo, mas também me manter seguro. Sei que foi uma performance dominante aqui em Santa Cruz. Eu gostaria de agradecer ao meu treinador, que me ajuda a manter a forma há mais de 12 anos, ele está passando por um momento muito difícil, então desejo força, as coisas vão melhorar”.
Fábio Santos fez um fim de semana de boas corridas e subiu para a 3ª colocação do campeonato na MX1.
FÁBIO SANTOS
MX1 – YZ450F
“Fim de semana incrível perto do público aqui de Santa Cruz do Capibaribe. É sempre um prazer vir correr aqui. Dentro da pista, tive algumas dificuldades, senti um pouco da lesão na mão, mas não é desculpa. Fizemos boas corridas, subimos uma posição no campeonato. Seguimos no caminho. Resta uma”.
O mestre das largadas neste fim de semana foi Paulo Alberto, que mostrou como a experiência faz diferença conquistando holeshots, mas acabou não concluindo as baterias por causa da lesão sofrida em uma forte queda na sexta-feira. Vitor Borba mostrou que está recuperado e acelerou forte para terminar em sexto nas duas corridas deste domingo.
PAULO ALBERTO
MX1 – YZ450F
“Infelizmente, sofri uma queda muito forte na sexta-feira e isso comprometeu meu fim de semana. Machuquei a mão, mas fiz questão de participar de todas as corridas para agradecer esse público maravilhoso aqui de Santa Cruz do Capibaribe. E ainda deu uns holeshots! É sempre bom largar na frente. Agora é focar na recuperação”.
VITOR BORBA
MX1 – YZ450F
“Feliz em voltar bem depois da lesão e fazer um fim de semana intenso como esse, com quatro corridas em uma pista de alto nível. Seguimos na evolução. Agora o foco é na final”.
Salvi Perez mantém liderança na MX2
O hispano-brasileiro Salvador “Salvi” Perez manteve a liderança da MX2. O piloto da Yamaha Monster Energy Geração fechou as quatro baterias do fim de semana na segunda posição e permaneceu com uma vantagem de 44 pontos sobre o segundo colocado.
SALVI PEREZ
MX2 – YZ250F
“Seguimos na liderança e isso é o que importa. Corri todas as baterias administrando a vantagem no campeonato. Ainda temos uma boa margem. Foco na maior missão que é conquistar o título”.
Luiz Felipe Rocha, da Yamaha C6 Bank IMS, terminou a primeira bateria em quinto e a segunda em nono na colocação geral (terceiro na MX2). Da Yamaha 101 M78, Rodrigo Stuardo finalizou a primeira bateria em 11º e Sebástian Velasquez em 22º.
Com os resultados do fim de semana, a Yamaha Racing Brasil segue para a última etapa do Brasileiro de Motocross em Brumadinho (MG) com o foco na conquista dos títulos da MX1 e da MX2 em 2026. A final será disputada no dia 13 de setembro.

Classificação Brasileiro de Motocross/MX1GP Brasil após oito etapas:
Categoria MX1
1º) Enzo Lopes / 363 pontos
2º) Glenn Coldenhoff (Yamaha C6 Bank IMS) / 357 pontos
3º) Fabio Santos (Yamaha Monster Energy Geração) / 250 pontos
4º) Guilherme Bresolin / 239 pontos
5º) Gregory Aranda / 230 pontos
6º) Vitor Borba (Yamaha Monster Energy Geração) / 222 pontos
7º) Gustavo Pessoa / 198 pontos
8º) Paulo Alberto (Yamaha Monster Energy Geração) / 189 pontos
…
16º) Gabriel Tomate (Yamaha C6 Bank IMS) / 41 pontos
Categoria MX2
1º) Salvi Perez (Yamaha Monster Energy Geração) / 370 pontos
2º) Benjamin Garib / 326 pontos
3º) Pietro Piroli / 283 pontos
4º) Henrique Henicka / 240 pontos
5º) Luiz Filipe Rocha (Yamaha C6 Bank IMS) / 238 pontos
6º) Gabriel Cirino / 169 pontos
7º) Garmichel Rodrigues / 137 pontos
8º) Lucas Dunka / 151 pontos
9º) Wagner Guilherme / 129 pontos
10º) Vasko Durand / 127 pontos
9º) Rodrigo Stuardo (101 M78 BLU CRU Junior Team) / 105 pontos
…
16º) Sebastian Velasquez (101 M78 BLU CRU Junior Team) / 46 pontos
Calendário Brasileiro de Motocross 2026:
1ª etapa – 12 de abril – Canelinha (SC)
2ª etapa – 26 abril – Ponta Grossa (PR)
3ª etapa – 3 de maio – Castro (PR)
4ª etapa – 24 de maio – Cuiabá (MT)
5ª etapa – 7 de junho – Palmas (TO)
6ª etapa – 21 de junho – Goiânia (GO)
7ª etapa – 31 de julho – Santa Cruz do Capibaribe (PE)
8ª etapa – 2 de agosto – Santa Cruz do Capibaribe (PE)
9ª etapa – 13 de setembro – Brumadinho (MG)




