Yamaha Motor do Brasil
Nenhum resultado
Ver todos resultados
Yamaha Racing Brasil
  • Especiais
    • Victory Zone
    • Pódio Cast
  • bLU cRU
    • Conheça mais
    • R15 AL
    • R3 AL
    • Motocross
    • Supercross
    • YZ125 Cup
    • Rally
    • Embaixadores
    • Notícias
  • R3
    • Conheça Mais
    • Fotos
    • Vídeos
    • Resultados América Latina
    • Calendário
    • Notícias
  • R15
    • Conheça Mais
    • FOTOS
    • VÍDEOS
    • Resultados América Latina
    • Calendário
    • Notícias
  • WSBK
    • Conheça Mais
    • WSSP300
    • Mundial R3
    • Equipes
    • Calendário
    • RESULTADOS WSBK
    • Resultados wssp300
    • Resultados Mundial R3
    • Notícias
    • Fotos
  • MotoGP
    • Conheça Mais
    • Equipes
    • Fotos
    • Resultados
    • Calendário
    • Notícias
  • Rally
    • Conheça Mais
    • Equipe
    • Fotos
    • Vídeos
    • Resultados
    • Calendário
    • Notícias
  • YZ125
    • Conheça Mais
    • FOTOS
    • Vídeos
    • Resultados
    • Calendário
    • NOTÍCIAS
  • Motocross
    • Conheça Mais
    • Equipe
    • Fotos
    • Vídeos
    • Resultados
    • Calendário
    • Notícias
    • Arena Cross
  • Motos
    • YZF-R15
    • YZF-R3
    • TT-R 230
    • PW50
    • YZ65
    • YZ85LW
    • YZ125
    • YZ250
    • YZ250F
    • YZ450F
    • WR250F
    • WR450F
  • Vestuário
Yamaha Racing Brasil
  • Especiais
    • Victory Zone
    • Pódio Cast
  • bLU cRU
    • Conheça mais
    • R15 AL
    • R3 AL
    • Motocross
    • Supercross
    • YZ125 Cup
    • Rally
    • Embaixadores
    • Notícias
  • R3
    • Conheça Mais
    • Fotos
    • Vídeos
    • Resultados América Latina
    • Calendário
    • Notícias
  • R15
    • Conheça Mais
    • FOTOS
    • VÍDEOS
    • Resultados América Latina
    • Calendário
    • Notícias
  • WSBK
    • Conheça Mais
    • WSSP300
    • Mundial R3
    • Equipes
    • Calendário
    • RESULTADOS WSBK
    • Resultados wssp300
    • Resultados Mundial R3
    • Notícias
    • Fotos
  • MotoGP
    • Conheça Mais
    • Equipes
    • Fotos
    • Resultados
    • Calendário
    • Notícias
  • Rally
    • Conheça Mais
    • Equipe
    • Fotos
    • Vídeos
    • Resultados
    • Calendário
    • Notícias
  • YZ125
    • Conheça Mais
    • FOTOS
    • Vídeos
    • Resultados
    • Calendário
    • NOTÍCIAS
  • Motocross
    • Conheça Mais
    • Equipe
    • Fotos
    • Vídeos
    • Resultados
    • Calendário
    • Notícias
    • Arena Cross
  • Motos
    • YZF-R15
    • YZF-R3
    • TT-R 230
    • PW50
    • YZ65
    • YZ85LW
    • YZ125
    • YZ250
    • YZ250F
    • YZ450F
    • WR250F
    • WR450F
  • Vestuário
Nenhum resultado
Ver todos resultados
Yamaha Racing Brasil
Nenhum resultado
Ver todos resultados
Home Giro Azul

GIRO AZUL EXTRAS 13 – Coletiva do GP da Espanha – Heróis locais contra o Campeão do Mundo…

28 de abril de 2022

A sexta Coletiva de Imprensa da temporada tem como entrevistados Fabio Quartararo (Yamaha), campeão reinante e líder do Mundial, o vice-líder – empatado em pontos – Alex Rins (Suzuki), o P3 e vencedor na Argentina Aleix Espargaró (Aprilia) e o 8 vezes campeão do mundo Marc Márquez (Honda). 

São 4 da tarde em Jerez, meio-dia no Brasil, mas não há ninguém no palco. Três minutos depois, MM93, AR42, AE41, o último a chegar é FQ20.  

Todos apresentados, vamos às perguntas. 

Começando por Quartararo, sobre a importância da vitória depois de um começo de ano mais difícil na defesa do título. “Ela veio em um momento importante, porque tivemos pouco tempo de pista seca e tínhamos um ajuste parecido com o do ano passado e puder ser rápido especialmente na corrida. Tomar a ponta na volta 3 foi muito importante e brigar pela vitória depois de um começo difícil foi ótimo, melhor ainda com 2 corridas seguidas em pistas que são das minhas preferidas. O que aconteceu aqui ano passado (‘arm pump’, síndrome compartimental) foi um problema comigo e não com a moto, eu diria que estou muito mais preparado, temos potencial de lutar pela vitória, mas vamos passo a passo, começando amanhã a ver a nossa velocidade.” 

Para Alex Rins, sobre ganhar 13 posições em 5 curvas em Portimão e co-liderar o Campeonato. “Claro que não foi fácil, mas tivemos sorte, recuperamos várias posições, assumi aquele risco, na Curva 1 todos abrem um pouco, mas consegui manter minha linha e ganhar boas posições. Isso me deu confiança e agora estamos em Jerez, gosto muito dessa pista, ano passado levei um tombinho na 6, fiz o resto da corrida com uma aleta só e o ritmo não foi ruim, mas espero ir bem melhor este ano, vamos ver o que Jerez tem para nós este fim de semana. É muito bom chegar aqui empatado em pontos, ontem já tinha público aqui, sempre entusiasmado aqui, vem de moto, faz barulho, acampa, estou animado. O GP da Espanha tem muitos pilotos rápidos, vai ser difícil, o nível da MotoGP é muito alto este ano mas, como na semana passada, vou dar meus 100%.” 

Para Aleix Espargaró, sobre a consistência e os muitos pontos. “Me sinto bem com a moto desde a pré-temporada, era difícil imaginar que eu estaria nesse nível, estou feliz com a moto cada vez que saio do box, precisamos melhorar alguns pontos, óbvio, estou ansioso para o TL1. Ano passado foi bom pra nós, estivemos perto do pódio e da vitória, estou otimista, o nível é muito alto, sabemos o quanto essa classe é difícil, ano passado no TL3 tivemos 15 pilotos em menos de 0,4s. Estar nos top 10 em cada sessão é importante, vamos ver como chegaremos no domingo a partir do TL1 amanhã.” 

Marc Márquez: “Claro que estivemos longe em Portimão, 6º não é mal, mas ficamos muito longe do pódio, da vitória. Tenho algumas ideias para tentar, não só para a moto, para mim também. Vamos ver como começaremos no TL1 amanhã. Não sei se vou ter moto para lutar pelo título, a moto funciona bem em algumas pistas, como Malásia e Catar na pré-temporada, mas em outras não. Não sabemos, precisamos entender isso, mas acredito que o potencial está lá.” 

Para todos, sobre o que esperar no teste pós-corrida na segunda-feira 

Quartararo. “Espero ter mais potência, hehe. Para ser sincero, a moto está boa, mas o que nos falta ainda potência. Vamos testar balança, eletrônica e outras coisas, não tenho muitas informações sobre isso.” 

Rins. “Não temos muito a testar, alguma eletrônica, ajustes de suspensão, não sei bem e não quero pensar sobre isso agora, mas não será nada muito grande.” 

Espargaró: “Não sei, temos muitas coisas para testar, acho que vamos dar umas 100 voltas, Lorenzo Savadori está aqui para correr de novo, a moto dele é muito diferente da do Maverick e da minha, vamos testar segunda, mas é bom deixar esse foco para depois e se concentrar na corrida e ser muito cuidadosos.” 

Márquez: “Estamos em uma situação diferente, meu teste de segunda começa amanhã. Mais do que novas peças, vamos tentar encontrar uma boa base e um bom ritmo, é por isso que eles estão lutando pelo Campeonato. Vamos tentar fazer o mesmo e a partir daí tentar brigar pelo pódio e pelo título.” 

Perguntas de jornalistas. 

Sobre o traçado de Jerez, que iguala desempenhos e todos testam ali, se isso influencia na corrida: 

Fabio. “Para ser honesto, nos testes não sabemos o que vamos encontrar, cada um age de acordo com a equipe. Durante o fim de semana é fundamental ir bem nos qualificatórios, encontrar o ajuste que permita ser rápido não apenas em uma volta, mas trabalhar no ritmo. Isso faz a diferença,” 

Alex. “Aqui pode ser uma corrida com muita gente na frente, ano passado estávamos muito juntos e Jack ganhou vantagem no final, este ano estamos todos muito juntos de novol, vai ser uma corrida difícil.” 

Aleix. “Jerez é sempre muito igual e difícil, mas testes são testes, na corrida é diferente, muito mais importante. Precisamos preparar a moto para 25 ou 27 voltas, sem forçar muito no início, porque a diferença nas voltas finais é maior.” 

Marc. “Jerez é uma pista curta e estreita. O ritmo é parecido na volta lançada, mas na corrida, vimos no passado que todos mantêm a distância, é muito difícil ultrapassar. Agora com a aero e os dispositivos é ainda mais difícil ultrapassar, então na corrida, normalmente quando você pega uma ´posição, fica por ali.” 

Para Alex Rins, sobre Fabio Quartararo tê-lo apontado como principal rival na luta pelo título e para Aleix Espçargaró sobre a ausência de menção ao seu nome na luta pelo Campeonato. 

Alex. “Para mim é um prazer ser citado por ele, claro, mas só tivemos 5 corridas e é a temporada mais longa de sempre, espetro continuar assim no final do ano, hehe.” 

Aleix. “Acho normal, a Aprilia também, vamos continuar trabalhando para estar na frente em todas as corridas; vamos pensar no título na corrida 15 ou 16, agora queremos aproveitar o momento.” 

Para Aleix e Marc, sobre Jorge Lorenzo, que vai se tornar Lenda da MotoGP neste sábado. Como eles o colocam no ranking dos melhores de todos os tempos (pergunta um tanto fora de propósito, mas aí vão as respostas). 

Aleix. “Ele é um piloto muito bom, óbvio, grande talento, ganhou muitas corridas, sempre lutando pelo título, merece a homenagem, mas prefiro não rankeá-lo” 

Marc. “Como ele mesmo disse, não é um bom piloto, é um campeão. Ele é um cara muito especial, com uma personalidade forte, concordando ou não com ele, ele era muito forte. Quando estava inspirado ninguém o acompanhava. Tenho grande respeito por ele, aprendi muito competindo com Jorge. Foi meu companheiro de equipe, mas é impossível fazer um ranking, não gosto disso. Cada piloto tem o seu período, o seu auge. Quando ele estava bem, era muito rápido, constante e com uma personalidade forte. Isso faz a diferença.” 

Para todos, sobre os poucos testes (6 dias) na pré-temporada. 

Fabio,” Foram 2 dias na Malásia pela 1ª vez,  só tivemos um dia no ano passado. Achei suficiente, vão tirar mais um dia no fim do ano; não gostei, mas é igual para todos.” 

Alex. “Para mim foi suficiente, depende, no nosso caso a moto estava muito boa, mas se não estivéssemos indo tão bem eu gostaria de mais dias.” 

Aleix. “Você tem que ser mais esperto com menos dias, a moto é a prioridade, é igual para todos mas para mim está ok.” 

Marc. “Quando está tudo bem dois dias são suficientes, mas quando você tem que ajustar a moto é pouco. Não é o motor, que testamos em Valência e recebemos na Malásia, mas é a moto, se você tem mais corridas, precisa de mais testes, precisa encontrar um equilíbrio sobre isso durante a temporada.” 

Para Fabio sobre o futuro, especulações sobre aumento de salário 

Fabio. “Para ser honesto, não quero falar sobre meu futuro, minha meta clara é vencer ao ao menos tentar vencer oi Campeonato. Sobre o futuro, são as pessoas em volta de mim que cuidam disso.” 

Para Fabio e Alex, sobre a maior dificuldade em ultrapassar este ano. 

Fabio. “Eu concordo, especialmente no início das corridas. Alex fez uma das melhores manobras nas 5 primeiras curvas que já vi na MotoGP. Há 3 anos era só apertar o botão controle de largada e ir, mas agora é mais complexo, muitas coisas ao mesmo tempo, é mais complicado para todos, para mim é mais difícil ultrapassar.” 

Aleix. “É mais difícil, não só pela aero, mas porque é difícil parar a moto, todos freiam no limite, não há muitas mas vc pode ultrapassar, nas últimas 3 voltas, com mostraram Marc e Fabio no Texas, acho muito espetacular e isso é bom 

Para Alex sobre ser o nº 1 no box 

Alex. “Depende da equipe, na Suzuki não há essa preocupação, faço o meu melhor, Joan age do mesmo jeito e a Suzuki tenta nos tratar do mesmo jeito. Ano passado eles trouxeram um chassi novo e ele o teve antes porque estava melhor no Campeonato. Acho que estamos juntos em recebimento de peças. Claro que é importante bater seu companheiro como piloto, mas na Suzuki não há 1º e 2º, eu acho, hehe.” 

Para Aleix, sobre a boa fase, não cometendo os erros do passado e o futuro dentro ou fora da Aprilia. 

“Estou muito satisfeito com a Aprilia, é como Dovi na Ducati; quando Marc chegou era muito mais rápido, mas ele fez um grande trabalho e lutou pelo título. Não estou naquele nível ainda, mas gosto da Aprilia, estou em grande fase e quero ficar mais 2 anos com ela, mas não tenho proposta até agora, então vou lutar por mais pódios e ver como fica a situação.” 

As perguntas do quiz de hoje são sobre a MotoE 

Qual é a velocidade máxima da Energica Ego. 270 km h, Marc levantou a placa antes de todos os outros. 

Pergunta 2, quantos segundos ela leva para ir de zero a 100 kmh. 2,6s, todos acertaram 

Pergunta 3, quanto tempo para recarregar a moto. 30 minutos, todos erraram, colocaram 1 hora. 

Pergunta 4, quantas motos podem ser completamente alimentadas por energia solar a cada fim de semana? 5, todos acertaram. 

Pergunta 5 quanto de fontes sustentáveis existe nos pneus de cada moto da MotoE. B, mole, a opção A era nada, a B diz 33% no pneu dianteiro e 40% no traseiro. Todos acertaram, meio sem graça esse joguinho, mas enfim, já foi. 

E a partir de amanhã, em bzzzz ou em braaaaap, começam as batalhas na pista. 

Nos vemos lá… 

Fausto Macieira

Share130Tweet81
Anterior

Meikon Kawakami garante mais um pódio no Espanhol de SBK

Próximo

Um papo EXCLUSIVO com os brasileiros que comandam a R3 Cup Europa – Giro Azul 137

Continue Lendo

Fabio Quartararo vai buscar a vitória em casa no GP da França de MotoGP; veja como assistir
MotoGP

Fabio Quartararo vai buscar a vitória em casa no GP da França de MotoGP; veja como assistir

9 de maio de 2025
Agenda MotoGP no Qatar; Yamaha apresenta novo projeto nas redes sociais, o Pódio Cast – Giro Azul 331
Giro Azul

Agenda MotoGP no Qatar; Yamaha apresenta novo projeto nas redes sociais, o Pódio Cast – Giro Azul 331

8 de março de 2024
Supercross de Daytona, Mundiais de Cross e MotoGP,  Regressiva Verde, Amarela e Azul – Giro Azul 330
AMA SMX

Supercross de Daytona, Mundiais de Cross e MotoGP, Regressiva Verde, Amarela e Azul – Giro Azul 330

4 de março de 2024
Yamaha vence de novo no Mundial em Areia, Supercross de Daytona, Regressiva MotoGP – Giro Azul 329
AMA SMX

Yamaha vence de novo no Mundial em Areia, Supercross de Daytona, Regressiva MotoGP – Giro Azul 329

1 de março de 2024
Pódios no WSBK na Austrália, vitórias na terra nos Estados Unidos, Regressiva MotoGP – Giro Azul 328
AMA SMX

Pódios no WSBK na Austrália, vitórias na terra nos Estados Unidos, Regressiva MotoGP – Giro Azul 328

26 de fevereiro de 2024
Próximo
Um papo EXCLUSIVO com os brasileiros que comandam a R3 Cup Europa – Giro Azul 137

Um papo EXCLUSIVO com os brasileiros que comandam a R3 Cup Europa - Giro Azul 137

Nenhum resultado
Ver todos resultados

Últimas notícias

Fábio Santos vence a 4ª etapa e Yamaha lidera categoria principal do Brasileiro de Motocross

Fábio Santos vence a 4ª etapa e Yamaha lidera categoria principal do Brasileiro de Motocross

8 de junho de 2025
Yamalube R3 BLU CRU América Latina tem fim de semana de emoção e adrenalina em Interlagos

Yamalube R3 BLU CRU América Latina tem fim de semana de emoção e adrenalina em Interlagos

8 de junho de 2025
Enzo Ximenes vence a segunda consecutiva no Yamaha R15 BLU CRU América Latina em Interlagos

Enzo Ximenes vence a segunda consecutiva no Yamaha R15 BLU CRU América Latina em Interlagos

8 de junho de 2025
Pietro Piroli amplia vantagem na liderança do Brasileiro de Motocross na categoria MX2JR

Pietro Piroli amplia vantagem na liderança do Brasileiro de Motocross na categoria MX2JR

7 de junho de 2025
Yamaha pronta para o Grande Prêmio de Aragón da MotoGP

Yamaha pronta para o Grande Prêmio de Aragón da MotoGP

5 de junho de 2025

MX1

MX2

MX3

kando-azul

Kando é uma palavra em japonês que descreve os
sentimentos simultâneos de profunda satisfação e
intenso entusiasmo que experimentamos quando
encontramos algo de valor excepcional.

SAIBA MAIS +

YAMAHA MOTOR DO BRASIL

bLU cRU

  • Embaixadores
  • Fotos e Notícias

R3 Cup

  • Conheça Mais
  • Pilotos
  • Fotos
  • Vídeos
  • Resultados
  • Resultados R3EU
  • Calendário
  • Notícias

WSBK

  • Conheça Mais
  • Equipes
  • Fotos
  • Vídeos
  • Resultados
  • Calendário
  • Notícias

MotoGP

  • Conheça Mais
  • Equipes
  • Fotos
  • Vídeos
  • Resultados
  • Calendário
  • Notícias
  • Programação da TV
  • eSport

Rally

  • Conheça Mais
  • Equipe
  • Bike Check
  • Fotos
  • Vídeos
  • Resultados
  • Calendário
  • Notícias

Motocross

  • Conheça Mais
  • Equipe
  • Bike Check
  • Fotos
  • Vídeos
  • Resultados
  • Calendário
  • Notícias
  • Arena Cross

AVISO DE PRIVACIDADE

bLU cRU

  • Embaixadores
  • Fotos e Notícias

R3 Cup

  • Conheça Mais
  • Pilotos
  • Fotos
  • Vídeos
  • Resultados
  • Resultados R3EU
  • Calendário
  • Notícias

WSBK

  • Conheça Mais
  • Ton Kawakami
  • Fotos
  • Vídeos
  • Resultados
  • Calendário
  • Notícias

MotoGP

  • Conheça Mais
  • Equipe
  • Fotos
  • Vídeos
  • Resultados
  • Calendário
  • Notícias
  • Programação das Transmissões
  • eSport

Rally

  • Conheça Mais
  • Equipe
  • Bike Check
  • Fotos
  • Vídeos
  • Resultados
  • Calendário
  • Notícias

Motocross

  • Conheça Mais
  • Equipe
  • Bike Check
  • Fotos
  • Vídeos
  • Resultados
  • Calendário
  • Notícias

AVISO DE PRIVACIDADE

Nenhum resultado
Ver todos resultados
  • Especiais
    • Victory Zone
    • Pódio Cast
  • bLU cRU
    • Conheça mais
    • R15 AL
    • R3 AL
    • Motocross
    • Supercross
    • YZ125 Cup
    • Rally
    • Embaixadores
    • Notícias
  • R3
    • Conheça Mais
    • Fotos
    • Vídeos
    • Resultados América Latina
    • Calendário
    • Notícias
  • R15
    • Conheça Mais
    • FOTOS
    • VÍDEOS
    • Resultados América Latina
    • Calendário
    • Notícias
  • WSBK
    • Conheça Mais
    • WSSP300
    • Mundial R3
    • Equipes
    • Calendário
    • RESULTADOS WSBK
    • Resultados wssp300
    • Resultados Mundial R3
    • Notícias
    • Fotos
  • MotoGP
    • Conheça Mais
    • Equipes
    • Fotos
    • Resultados
    • Calendário
    • Notícias
  • Rally
    • Conheça Mais
    • Equipe
    • Fotos
    • Vídeos
    • Resultados
    • Calendário
    • Notícias
  • YZ125
    • Conheça Mais
    • FOTOS
    • Vídeos
    • Resultados
    • Calendário
    • NOTÍCIAS
  • Motocross
    • Conheça Mais
    • Equipe
    • Fotos
    • Vídeos
    • Resultados
    • Calendário
    • Notícias
    • Arena Cross
  • Motos
    • YZF-R15
    • YZF-R3
    • TT-R 230
    • PW50
    • YZ65
    • YZ85LW
    • YZ125
    • YZ250
    • YZ250F
    • YZ450F
    • WR250F
    • WR450F
  • Vestuário

Desenvolvido por Agencia Mi

X