Yamaha conquista o Campeonato Brasileiro de Rally com Gabriel Bruning e Ricardo “Bob” Martins

Pilotos do Time Azul são campeões nas categorias Moto2 e Big Trail, respectivamente

 

A Yamaha Racing Brasil finaliza sua participação no Campeonato Brasileiro de Rally 2026 com dois títulos conquistados: Gabriel Brüning é bicampeão da categoria Moto2 e Ricardo “Bob” Martins é campeão da Big Trail. Na Moto1, o francês Adrien Metge fechou a temporada como vice-campeão da categoria.

Brüning defendeu o título da categoria Moto2 a bordo da Yamaha WR450F, com a qual venceu quatro etapas: os ralis RN1500, Minas Brasil, Jalapão e Sertões Series PR.

GABRIEL BRÜNING
Moto2 – WR450F

“Sou bicampeão brasileiro consecutivo, mas foi um ano muito duro pra mim. Dei o meu máximo, tive boas atuações, principalmente no início do ano, o que me garantiu essa pontuação, mas com a constância consegui ser campeão brasileiro na Moto2 de forma antecipada. Estou muito feliz com isso e poder entregar esse resultado para a Yamaha é muito satisfatório. Agora eu terei que subir de categoria, então ano que vem vou correr pela Moto1, estou feliz demais com isso também. Agora vamos curtir um pouco esse momento, mas a gente já vai pensando no próximo ano, em executar bons resultados, buscar novos títulos e focar no Sertões, que é a nossa principal competição”.

Ricardo “Bob” Martins levou a Ténéré 700 ao topo da Big Trail, ampliando a presença da Yamaha entre os protagonistas do campeonato. Bob e sua máquina, que recebeu apenas alguns ajustes para enfrentar o off-road brasileiro, venceram todas as etapas disputadas na categoria, incluindo o Sertões 2026.

RICARDO “BOB” MARTINS
Big Trail – Ténéré 700

“Foi um campeonato bem legal, tivemos provas em todas as regiões do Brasil, então foi um ano bem completo. Um ano de desafios, disputando na categoria Big Trail e na Geral, sempre buscando uma boa colocação na Geral, mas foi bem bacana e estou bem feliz com o resultado”.

 

 

Adrien Metge ficou com o vice-campeonato na Moto1, completando uma campanha resiliente após enfrentar altos e baixos durante a temporada. Gabriel Tomate, que também competiu pela Moto1, fechou o ano na terceira posição. Estreante do time, João Maurício Torres enfrentou uma série de adversidades na temporada e acumulou aprendizado e evolução.

ADRIEN METGE
Moto1 – WR450F

“Este ano vivemos altos e baixos. Eu estava bem, me sentia bem e estive rápido em todos os ralis do ano, brigando sempre pelas vitórias nas Especiais, mas sofremos com alguns imprevistos, coisas que acontecem em ralis mesmo. Agora é focar no ano de 2027, trabalhar em alguns ajustes e fazer uma temporada na briga pelos títulos”.

 

 

 

GABRIEL TOMATE
Moto1 – WR450F

“Depois de ter sido campeão ano passado na Geral, tive muitos problemas nessa temporada: duas fraturas no mesmo ombro, quase 10 etapas fora, contando Jalapão e Sertões, posso falar que foi um ano de sobrevivência, mas faz parte. Já voltamos a treinar depois da segunda lesão do ombro, agora é virar a chave para o ano que vem, recomeçar o trabalho do zero e me preparar ao máximo para 2027”.

 

 

JOÃO MAURÍCIO TORRES
Moto3 – WR450F

“Foi uma temporada muito difícil para mim, mais da metade do ano eu passei por processo de recuperação e tivemos muitos problemas no Sertões, então optamos por não andar o restante da temporada”.

 

 

 

 

Com o campeonato definido de forma antecipada, a Yamaha Racing Brasil, assim como a principal equipe oponente, optou por não participar da última etapa do campeonato, o Sertões Series SP, que acontece entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro. Dessa forma, a marca finaliza sua participação no Brasileiro de Rally celebrando os resultados expressivos alcançados na temporada.