O Sertões 2025 chegou ao fim neste domingo (3/8), consagrando a Yamaha IMS Rally Team como campeã em três categorias da competição: Moto 2, Moto Over e Big Trail. A equipe reforça sua trajetória de destaque no evento, que neste ano teve largada em Goiânia/GO e chegada em Marechal Deodoro/AL, depois de passar por Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.
Em sua sexta participação na prova, a Yamaha IMS Rally Team tem um histórico recheado de conquistas, com os títulos na Classificação Geral conquistados por Ricardo Martins (2020) e Adrien Metge (2021 e 2024). Agora, amplia sua galeria com mais três conquistas em diferentes categorias.
Ricardo “Bob” Martins, em sua 16ª participação no Sertões, garantiu os títulos nas categorias Moto Over e Big Trail pilotando a Yamaha Ténéré 700 — uma moto Big Trail de série, reconhecida pela resistência e versatilidade em terrenos variados. Enfrentando motocicletas especialmente preparadas para o Rally, Bob conquistou ainda um impressionante 5º lugar na Classificação Geral. O catarinense já havia assegurado, por antecipação, o título do Campeonato Brasileiro de Rally na Moto Over na última sexta-feira (1/8), ao vencer todas as 17 etapas válidas pelo campeonato nacional. Neste domingo, ele sobe no degrau mais alto do pódio para receber o troféu de campeão nas duas categorias.
Gabriel Bruning também teve um desempenho muito forte e consistente nesta 33ª edição do Sertões. Conquistou o título de Campeão na Categoria Moto 2 e Vice-campeão na Classificação Geral, mesmo feito de 2023, quando também levou sua Yamaha WR450F ao pódio.
Outro destaque da Yamaha é o piloto BLU CRU, Guilherme Bissoto, que finalizou na 3ª colocação Geral. Ao todo, no Top5 do Sertões 2025, são 3 motos Yamaha, duas WR450F e uma Ténéré 700.
A equipe ainda contou com Gabriel “Tomate” Soares como novidade da temporada. O líder do Brasileiro de Rally teve problemas e não completou duas etapas do Sertões, mas segue vivo na disputa pelo nacional. Já Adrien Metge, bicampeão do Sertões, não participou da edição deste ano devido a uma lesão.
Com os três títulos conquistados, a Yamaha IMS Rally Team finaliza o Sertões 2025 reforçando a sua posição como uma das principais equipes de rally do Brasil. Veja abaixo a Classificação Final desta 33ª edição.
Confira as fotos da equipe e fique por dentro dos bastidores: CLIQUE AQUI!
Siga o Instagram da Yamaha Racing Brasil, se conecte com o time e acompanhe todas as novidades da equipe: CLIQUE AQUI!
A Yamaha IMS Rally Team tem patrocínio de IMS Racewear, Wamc Log, Polisport, Tendas El Shaddai, Banco Yamaha, Yamalube, Power MX, DID, BMP Special Parts e Durag.
RESULTADO FINAL
Classificação Geral
1º) Tosha Scareina / 25h19min03seg
2º) Gabriel Bruning | Yamaha IMS Rally Team / 26h07min26seg
3º) Guilherme Bissoto | Yamaha BLU CRU / 26h35min51seg
4º) Tiago Wernersbach / 26h48min05seg
5º) Ricardo “Bob” Martins | Yamaha IMS Rally Team / 26h48min15seg
Categoria Moto 2
1º) Gabriel Bruning | Yamaha IMS Rally Team / 26h07min26seg
2º) Guilherme Bissoto | Yamaha BLU CRU / 26h35min51seg
3º) Augusto Sartori / 28h08min27seg
4º) Cesar Peduti / 28h16min17seg
5º) Henilton Roque / 28h20min50seg
Categoria Moto Over
1º) Ricardo “Bob” Martins | Yamaha IMS Rally Team / 26h48min15seg
2º) Luciano Gomes | Yamaha BLU CRU / 27h31min07seg
3º) Marco Antônio Pereira | Yamaha BLU CRU / 27h48min04seg
4º) Cesar Bogo / 29h33min49seg
5º) Moara Sacilotti / 29h43min41seg
Categoria Big Trail
1º) Ricardo “Bob” Martins | Yamaha IMS Rally Team / 26h48min15seg
2º) Crispy Arriegada / 27h58min10seg
3º) Tomaz Santos / 34h43min10seg
4º) Rafael Krukoski / 39h46min13seg
5º) Tiago Fantozzi / 43h32min23seg
GABRIEL “TOMATE” SOARES
Moto1 – Yamaha WR450F
“Foi um rally top! Infelizmente tivemos alguns contratempos ao longo da prova, mas, no geral, foi um rally muito bom pro time e fico muito feliz por isso. O Gabriel ganhou a sua categoria e fez segundo na Geral. O Bob conseguiu fazer o quinto lugar na Geral com a Ténéré 700, algo que foi incrível. E ainda venceu as duas categorias também, a Moto Over e a Big Trail. Pra mim foi um rally bem difícil, mas acho que não só pra mim, praticamente os cinco primeiros da Geral enfrentaram problemas. Então isso mostra o quanto prova é dura e exigente e que os desafios são pra todos. Estou muito feliz pelo time, acredito que vence a equipe que trabalha melhor, e soubemos fazer bem o nosso trabalho vencendo três categorias neste Sertões. Estou feliz por ter participado e concluído mais um Sertões. E agora vamos focar na final do Campeonato Brasileiro, com o Rally do Tocantins.”
GABRIEL BRUNING
Moto2 – Yamaha WR450F
“Foi um rally muito duro! Eu tive um dia apenas, só o sexto dia 100% limpo, sem erros e sem contratempos. Apesar das dificuldades, estou muito satisfeito com o resultado. Foi um rally longo, que exigiu bastante resiliência, mas mantive o foco. Foi um rally com muitas adversidades desde o primeiro dia. O importante é que estou muito contente com esse resultado, foi muito batalhado. E agora, a gente tem mais um Rally ainda para focar, válido pelo Campeonato Brasileiro, e vamos também tentar levar o campeonato da Moto2 para casa e fazer uma dobradinha junto do Tomate.”
RICARDO MARTINS
Moto Over/ Big Trail – Yamaha Ténéré 700
“Começamos o ano com esse projeto novo, apostando na Yamaha Ténéré 700, sem saber exatamente onde poderíamos chegar. Sempre via pilotos lá fora competindo com ela, mas não sabíamos o que nos esperava por aqui. E aí fui andando com a moto, fui ganhando confiança, me adaptando ao estilo dela, e te confesso: faz mais de um ano que não subo numa WR450F — estou totalmente focado na Ténéré. Aos poucos fui evoluindo, ajustando o que precisava melhorar, e os resultados foram vindo. Vencemos etapas do Campeonato Brasileiro, encarei provas regionais e venci, fiz trilhas com a turma e todos ficavam impressionados com os lugares que a T7 conseguia encarar. Fizemos etapas muito duras. Enfim, cheguei no Sertões e já tinha uma boa noção de onde conseguiria chegar. Mas foi impressionante. Os resultados vieram como fruto de um trabalho que já vínhamos fazendo há muito tempo, nada foi por acaso. É incrível ver onde a Ténéré 700 consegue chegar — é uma experiência completamente diferente para uma Big Trail. Estamos felizes demais com esses títulos conquistados. Agora vamos comemorar com a equipe e seguir acelerando!”