A equipe Yamaha IMS Rally Team está pronta para mais um grande desafio nesta semana, quando disputará a segunda rodada do Campeonato Brasileiro de Rally Raid. A sétima edição do Rally Minas Brasil acontecerá de 13 a 17 de maio, e Araxá, um dos destinos mais tradicionais da competição, será novamente a sede do evento com o parque de apoio montado no Grande Hotel Termas de Araxá, um dos principais pontos turísticos da região.
Desde que iniciou no Rally em 2012, a Yamaha já soma 30 conquistas nacionais (confira relação completa – CLIQUE AQUI).
A Yamaha IMS Rally Team chega à disputa buscando bons resultados na Classificação Geral e nas categorias Moto1, Moto2 e Moto Over. Entre os destaques da equipe, Gabriel “Tomate” Soares terá a vantagem de competir “em casa”, representando Minas Gerais. O piloto conhece bem o terreno e tem expectativa de um bom desempenho tanto na Classificação Geral quanto na disputa da Moto1. A categoria, no entanto, terá um desfalque importante, já que o atual campeão brasileiro, Adrien Metge, não participará da prova devido a uma lesão.
Gabriel Bruning, bicampeão do Rally Minas Brasil na categoria Moto2, busca repetir os bons resultados conquistados nos anos anteriores. O piloto intensificou os treinos nos últimos dias e está preparado para mais uma disputa.
Ricardo Martins, líder da Moto Over, encara um novo desafio com sua Yamaha Ténéré 700, defendendo a liderança no campeonato. Ele estreou com a motocicleta com a vitória em sua categoria no Rally RN 1500. Agora, com novos ajustes na moto, o campeão do Sertões 2020 mira mais uma vitória e um bom desempenho na Classificação Geral.
Enquanto Ricardo Martins coloca à prova a Yamaha Ténéré 700, seus companheiros de equipe aceleram a Yamaha WR450F, que já demonstrou excelente desempenho em diversos tipos de terreno no Brasil e ostenta o título de atual campeã brasileira.
O Prólogo que define a ordem de largada será realizado na quarta-feira, quando começam três dias intensos de competição, com trechos distintos de Especiais Cronometradas. O percurso de quase 800 quilômetros atravessa montanhas e passa pelos municípios de Pratinha, Tapira, Sacramento e Ibiá, com largada e chegada diárias em Araxá, o que facilita a logística e estrutura do evento. A cerimônia de premiação será realizada às 17h, coroando os melhores pilotos da sétima edição do evento.
Confira abaixo a programação completa do Rally Minas Brasil, a Classificação do Campeonato e as expectativas dos pilotos para a prova.
A Yamaha IMS Rally Team tem patrocínio de IMS Racewear, Wamc Log, Polisport, Tendas El Shaddai, Banco Yamaha, Yamalube, Power MX, DID, BMP Special Parts e Durag.
Programação – 7º Rally Minas Brasil
Quarta-feira, 14 de maio
8h – Vistoria CBM
9h20 até 10h – Shakedown – Motos
13h30 – Início do Prólogo das Motos
19h – Briefing de Prova – Competidores
20h – Largada Promocional – Competidores
Quinta-feira, 15 de maio
8h – Largada Especial
Deslocamento Inicial: 49 km
Especial Cronometrada: 180 km
Deslocamento Final: 40 km
Percurso Total do dia: 268 km
Sexta-feira, 16 de maio
8h – Largada Especial
Deslocamento Inicial: 34 km
Especial Cronometrada: 168 km
Deslocamento Final: 27 km
Percurso Total do dia: 229 km
Sábado, 17 de maio
8h – Largada Especial
Deslocamento Inicial: 23 km
Especial Cronometrada: 169 km
Deslocamento Final: 18 km
Percurso Total do dia: 210 km
17h – Cerimônia de Premiação
Percurso Total: 707 km
Especiais Cronometradas: 517 km
* Programação fornecida pela organização / Sujeita a alterações
Classificação do Campeonato
Classificação Geral
1º) Bruno Crivilin | Honda Racing / 98 pontos
2º) Martin Duplessis | Honda Racing / 96 pontos
3º) Romain Dumontier | Honda Racing / 83 pontos
4º) Gabriel Soares | Yamaha IMS Rally Team / 80 pontos
5º) Gabriel Bruning | Yamaha IMS Rally Team / 80 pontos
6º) Adrien Metge | Yamaha IMS Rally Team / 77 pontos
8º) Ricardo Martins | Yamaha IMS Rally Team / 65 pontos
Categoria Moto 1
1º) Martin Duplessis | Honda Racing / 93 pontos
2º) Adrien Metge | Yamaha IMS Rally Team / 90 pontos
3º) Gabriel Soares | Yamaha IMS Rally Team / 87 pontos
4º) Romain Dumontier | Honda Racing / 86 pontos
Categoria Moto 2
1º) Bruno Crivilin | Honda Racing / 101 pontos
2º) Gabriel Bruning | Yamaha IMS Rally Team / 95 pontos
3º) João Maurício Torres| Mult Racing / 84 pontos
Categoria Moto Over
1º) Ricardo Martins | Yamaha IMS Rally Team / 104 pontos
2º) Moara Sacilotti | Podium Racing / 92 pontos
Calendário – Brasileiro de Rally Raid
7 a 11/4 – Rally RN 1500
15 a 17/5 – Rally Minas Brasil
14 a 19/6 – Rally Jalapão
26/7 a 03/8 – Sertões
23 a 27/09 – Rally Tocantins
* Calendário sujeito a alterações
ADRIEN METGE
Moto1 – Yamaha WR450F
“Infelizmente, estou fora do Rally Minas Brasil. Quando voltei do RN1500, estava com dor na mão e, após exames, vi que tinha uma fratura. Fiquei um tempo recuperando, mas na semana passada mais um exame mostrou que ainda não está 100%. Então, junto com a equipe, decidimos poupar e não participar do Rally Minas Brasil para estarmos fortes nos próximos (Jalapão e Sertões)”.
GABRIEL “TOMATE” SOARES
Moto1 – Yamaha WR450F
“Estou bem animado, é uma prova que eu gosto muito, um dos meus terrenos preferidos de andar. Serão três dias de prova, o Prólogo pra definir a ordem de largada e mais três dias de competição, então é uma etapa um pouco mais curta, onde praticamente a gente acelera forte do início ao final. Acho que vai ser uma etapa bem legal, o campeonato está muito bom, tem vários pilotos novos com alto nível, então temos que focar em somar bons pontos para o campeonato, porque tem sido um campeonato bem justo.”
GABRIEL BRUNING
Moto2 – Yamaha WR450F
“A gente espera fazer mais um ótimo resultado no Rally Minas Brasil. Nos últimos dois anos eu venci a minha categoria, a Moto2, então pretendo mais uma vez fazer um bom resultado. É um rally duro, técnico, com bastante pedra. Com certeza vou dar o meu melhor pra levar a Yamaha para as melhores colocações este ano no campeonato. É um dos anos mais disputados, então está tudo preparado, vamos digladiar pelo melhor tempo das pistas.”
RICARDO “BOB” MARTINS
Moto Over – Yamaha Ténéré 700
“A expectativa é muito boa, é um rally que eu já conheço bem, muito bacana de acelerar. Fizemos mais algumas alterações na Ténéré 700, que eu vou testar agora em corrida. Essas corridas são um bom laboratório pra gente. O foco principal é o Sertões, e então vamos ajustando tudo. Pretendo fazer uma boa corrida e fazer mais uns testes na moto.”