
O Brasil conquistou neste domingo, 5 de outubro, o melhor resultado de sua história no Motocross das Nações (MXoN), ao finalizar a edição de 2025 na 12ª colocação geral. O evento, realizado no tradicional circuito Ironman Raceway, em Crawfordsville, nos Estados Unidos, reuniu 38 países e os principais nomes do motocross mundial.
A equipe brasileira foi composta por Enzo Lopes, Fábio Santos e Bernardo Tibúrcio. Enzo, piloto gaúcho com atuação destacada no AMA Supercross, competiu na categoria MXGP e contou com o apoio do Programa BLU CRU, da Yamaha. Fábio Santos, hexacampeão brasileiro de motocross e integrante da equipe Yamaha Monster Energy Geração, disputou a categoria MX Open. O mineiro Bernardo Tibúrcio completou o trio convocado para representar o Brasil.
Na sexta-feira e no sábado foram realizados os treinos e corridas classificatórias e o Brasil garantiu a 17ª colocação entre os 38 países inscritos, assegurando vaga nas corridas finais de domingo.
Na primeira bateria, que reuniu pilotos das categorias MXGP e MX2, Enzo Lopes e Bernardo Tibúrcio se envolveram em um incidente na primeira curva e perderam muitas posições. Enzo, que chegou a ocupar a 32ª colocação, fez uma brilhante corrida de recuperação e ultrapassou vários adversários para finalizar em 14º. Bernardo Tibúrcio cruzou a linha de chegada em 26º.
Na segunda bateria, com os pilotos da MX Open e da MX2, Fábio Santos fez mais uma das suas brilhantes largadas e saiu entre os primeiros, ocupando a quarta colocação na primeira volta. Com dores no ombro, perdeu rendimento ao longo da prova e finalizou em 28º. Bernardo Tibúrcio foi o 25º colocado.
A terceira e última bateria, para os pilotos da MXGP e MX Open, teve novamente Enzo Lopes e Fábio Santos na pista. Fábio passou em 19º na primeira volta, enquanto Enzo ocupava a 34ª posição. Ao longo da corrida, Enzo escalou o pelotão e terminou em 19º, com Fábio encerrando sua participação em 26º.
Com os resultados acumulados, o Brasil garantiu a 12ª colocação geral, superando o 13º lugar obtido em 2024, até então o melhor resultado do país na competição, desde que passou a competir no evento, em 1997. O forte desempenho brasileiro reforça o fortalecimento da modalidade no país e a importância dos programas de apoio e incentivo de pilotos promovidos pela Yamaha Racing Brasil.
Resultados – Motocross das Nações 2025
Corrida 1
14º) Enzo Lopes – Yamaha BLU CRU
26º) Bernardo Tibúrcio
Corrida 2
25º) Bernardo Tibúrcio
28º) Fábio Santos – Yamaha Monster Energy Geração
Corrida 3
19º) Enzo Lopes – Yamaha BLU CRU
26º) Fábio Santos – Yamaha Monster Energy Geração
Resultado Final
1º) Austrália
2º) Estados Unidos
3º) França
4º) Bélgica
5º) Eslovênia
12º) Brasil
