
Os pilotos da Yamaha Racing Brasil iniciam neste fim de semana a temporada internacional de competições em 2026 na primeira etapa do Campeonato Espanhol de Motocross. O primeiro desafio do brasileiro acontece no dia 28 (sábado) na pista de Calatayud.
Bernardo Tibúrcio estreia como piloto Yamaha sob o comando do multicampeão Carlos Campano, chefe da equipe Yamaha 115 M78. O jovem piloto de 18 anos, que já é uma estrela da nova geração do motocross brasileiro, vai buscar um novo título para sua coleção de troféus.
“Primeira etapa do Espanhol está chegando, é minha primeira corrida aqui na Europa, minha estreia. Os treinos foram intensos, teste de moto, teste físico, treinos na Europa, treinos no Brasil e estamos muito bem preparados. Nos últimos dias fizemos vários testes na moto e está tudo muito, muito bem. E vamos correr em Calatayud, uma pista que eu nunca andei, mas parece bem legal”, declara Bernardo.
Preparação
Além de Bê Tibúrcio, o piloto brasileiro Salvador “Salvi” Perez, da Yamaha Monster Energy Geração, também vai participar da abertura do Espanhol de Motocross e de algumas etapas da competição como forma de preparação para a temporada 2026, quando estreia na categoria MX2 do Brasileiro de Motocross. Salvi tem a mãe brasileira e o pai espanhol e vai competir defendendo a bandeira verde-amarela.
“Minhas expectativas para Calatayud são boas, estou muito ansioso para começar as corridas novamente, pois estamos trabalhando muito, tanto eu quanto todos ao meu redor no dia a dia e gostaria de começar a temporada no pódio”, afirma Salvi.
Carlos Campano também começa a temporada com a expectativa em alta para estrear em uma nova posição.
“Estamos entrando em uma nova fase, estou muito feliz pela oportunidade que a Yamaha Brasil deu para mim, junto com o Alan Douglas, nessa nova equipe, a Yamaha 115 M78. É um projeto muito bacana, é muito legal dar essa oportunidade a um brasileiro como o Bernardo, que merece sair e ter uma carreira internacional e começamos esse fim de semana depois de muitos meses de trabalho.
Está sendo bem puxado esse início, mas está dando tudo certo. A pré-temporada foi muito boa, tanto com o Bernardo quanto com o Salvi, aproveitando que ele vai andar no Brasil com a Yamaha Monster Energy Geração. Os dois estão treinando juntos, vão competir no Espanhol e algumas provas europeias. Acho que será um ótimo fim de semana de estreia da nossa nova equipe”, destacou.

A corrida tem transmissão ao vivo pelo canal oficial da Real Federação Motociclista Espanhola (RFME) no YouTube. A torcida do Time Azul pode acompanhar todos os detalhes da etapa de abertura do Espanhol de Motocross pelo perfil @yamaharacingbrasil no Instagram e pelo site Yamaha Racing Brasil.
Confira o calendário do Campeonato Espanhol de Motocross:
1ª etapa – 14 e 15 de fevereiro – Toledo
2ª etapa – 21 e 22 de fevereiro – Badajoz
3ª etapa – 28 de fevereiro e 1º de março – Zaragoza
4ª etapa – 14 e 15 de março – Cáceres
5ª etapa – 18 e 19 de abril – Soria
6ª etapa – 2 e 3 de maio – Sevilha
7ª etapa – 16 e 17 de maio – Murcia
8ª etapa – 19 e 20 de setembro – Teruel (Aragão)
9ª etapa – 26 e 27 de setembro – Lugo
10ª etapa – 17 e 18 de outubro – Sevilha
11ª etapa – 24 e 25 de outubro – Toledo
motocroBernardo Tibúrcio e sua YZ250F – Foto: Miguel Campano











