A equipe Monster Energy Yamaha MotoGP voou diretamente da Indonésia para o Japão para a 16ª rodada do Campeonato Mundial de MotoGP 2024. Esta prova tem um significado especial para a equipe, pois é o GP onde a Yamaha corre em casa. Por isso, Fabio Quartararo e Álex Rins estão determinados a dar um grande espetáculo. A etapa completa tem transmissão pelo canal ESPN 4 e pelo streaming Disney+.
Quartararo chega ao Mobility Resort Motegi ocupando a 13ª posição na classificação do campeonato. Sendo um fã da pista japonesa, ele está focado em conquistar bons pontos neste fim de semana após terminar em sétimo lugar nas últimas três corridas, ritmo que pretende manter. Quartararo só participou de três corridas da categoria MotoGP em Motegi até agora, mas já conquistou um pódio, garantindo o segundo lugar em 2019. Ele ficou em oitavo lugar em 2022 e terminou em décimo em 2023.
“Depois de um fim de semana positivo na Indonésia, estamos no Japão para o GP em casa da Yamaha. Os últimos fins de semana de corrida foram positivos. Estamos notando algumas melhorias, então o ambiente está bom. Gosto de ir ao Japão, também porque consigo fazer algumas visitas extras. É sempre agradável ver alguns pontos turísticos locais famosos e também os funcionários da Yamaha. Desta vez, visitamos a Yamaha Music, o Centro de Inovação da Yamaha e a E-Ride Base. Foi ótimo ver o entusiasmo de todos os funcionários. Vamos fazer o nosso melhor novamente para conseguir um bom resultado!”, declarou o francês.
Após o início oficial da fase do campeonato no Extremo Oriente na semana passada, Rins está ansioso para encontrar os fãs japoneses, que são extremamente apaixonados. Depois de conquistar o 11º lugar na corrida de Mandalika no último domingo, ele ocupa agora a 19ª posição empatada na classificação do campeonato e está ansioso para marcar mais pontos em solo japonês. Ele tem boas lembranças da pista de Motegi, onde subiu ao pódio na classe principal em 2018, ficando em terceiro lugar.
“Após um fim de semana de corrida difícil na Indonésia, agora estamos no Japão. Gosto de manter uma mentalidade positiva, então neste fim de semana de GP, estamos recomeçando. Analisamos por que não conseguimos manter a trajetória durante o fim de semana em Mandalika, e agora estamos focados no próximo GP. Motegi é um bom circuito, e temos o apoio da sede da Yamaha e dos fãs, então vamos ver o que conseguimos fazer. Hoje, gostei de visitar a nova loja interativa da Yamaha Music, assim como o Centro de Inovação da Yamaha e a E-Ride Base, então comecei bem o GP do Japão”, afirmou Rins.
O circuito de Motegi foi construído em 1997 para testes. A MotoGP visitou o local pela primeira vez no Grande Prêmio do Japão em 1999. Um ano depois, a pista sediou o Grande Prêmio do Pacífico, e desde então permaneceu uma grande atração para os fãs de automobilismo. Em 2004, Motegi substituiu o Circuito de Suzuka no calendário da MotoGP para voltar a ser o palco do Grande Prêmio do Japão, e mantém esse status até hoje. A pista de 4,8 km é conhecida por proporcionar momentos de corrida memoráveis e emocionantes, graças ao seu traçado desafiador, com seis curvas para a esquerda e oito para a direita, além de várias áreas de forte frenagem e aceleração.
Confira a programação do GP do Japão de MotoGP neste fim de semana:
Sexta, 4 de outubro
03:00 – Treino Livre 1
22:10 – Treino Livre 2 – ESPN4 | Disney+
22:50 – Classificação – ESPN4 | Disney+
Sábado, 5 de outubro
03:00 – Corrida Sprint – ESPN4 | Disney+
21:40 – Warm up – ESPN4 | Disney+
Domingo, 6 de outubro
02:00 – Corrida Principal – ESPN4 | Disney+