A Yamaha venceu de novo. A segunda rodada do Brasileiro de Motocross foi disputada neste fim de semana (5 a 7/4), em Canelinha/SC, e assim como na rodada de abertura, a vitória foi do time Yamaha Monster Energy Geração na categoria principal, a MX1. O atual campeão brasileiro, Fábio Santos, subiu no degrau mais alto do pódio e vibrou com a grande torcida que compareceu ao evento.
>> CLIQUE E CONFIRA MAIS FOTOS DA EQUIPE E DA COMPETIÇÃO
Categoria MX1 em detalhes
Na primeira bateria, os pilotos da Yamaha não largaram muito bem, mas logo Fábio Santos conseguiu assumir a terceira colocação. Paulo Alberto largou no fim do pelotão e teve que fazer uma prova de recuperação, ultrapassando vários pilotos. Em uma pista muito técnica, com muitas subidas, descidas e bastante escorregadia por causa da chuva, Fábio Santos e Paulo Alberto imprimiram um ritmo muito forte e conseguiram finalizar na 2ª e 3ª colocação respectivamente. Gabriel Andrigo enfrentou dificuldades com os óculos e foi o 14º colocado.
Na segunda bateria, Fábio Santos e Paulo Alberto largaram na frente e novamente imprimiram um forte ritmo. Fábio Santos abriu mais de 8 segundos de vantagem e administrou a vantagem, até finalizar com a vitória. Paulo acabou cometendo um erro e saiu da pista, com isso perdeu a segunda colocação. Gabriel Andrigo acabou sofrendo uma forte queda e não finalizou a bateria.
Categoria MX2 em detalhes
Os pilotos da categoria MX2 tiveram muitas dificuldades no fim de semana. Atual campeão brasileiro, Guilherme Bresolin, não conseguiu completar a primeira bateria com problemas mecânicos, e na segunda acabou cometendo um erro, finalizando na 4ª colocação. Campeão Brasileiro de Supercross 2024, Marcello Leodorico também enfrentou problemas, mas salvou pontos importantes no campeonato ao finalizar as duas baterias na 5ª colocação. Com os resultados, o Cowboy ocupa a 4ª colocação na classificação e Bresolin é o 7º.
Próxima etapa
A próxima etapa do campeonato será nos dias 4 e 5 de maio, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Campeonato Brasileiro de Motocross 2024
RESULTADOS – 2ª ETAPA
CANELINHA/SC
Categoria MX1 (soma das baterias)
1º) Fábio Santos – Yamaha Monster Energy Geração / 47 pontos (22+25)
2º) Stephen Rubini / 47 pontos (25+22)
3º) Paulo Alberto – Yamaha Monster Energy Geração / 40 pontos (20+20)
4º) Jetro Salazar / 34 pontos (16+18)
5º) Miro Sihvonen / 34 pontos (18+16)
14º) Gabriel Andrigo – Yamaha Monster Energy Geração / 15 pontos (7+0)
Categoria MX2 (soma das baterias)
1º) Vitor Borba / 50 pontos (25+25)
2º) Marcello Ratinho Lima / 38 pontos (16+22)
3º) Henrique Henicka / 37 pontos (22+15)
4º) Bernardo Tibúrcio / 35 pontos (13+22)
5º) German Bratschi / 33 pontos (20+13)
6º) Marcello Leodorico – Yamaha Monster Energy Geração / 32 pontos (16+16)
11º) Guilherme Bresolin – Yamaha Monster Energy Geração / 18 pontos (0+18)
Classificação do Campeonato
Categoria MX1
1º) Stephen Rubini / 94 pontos
2º) Fábio Santos – Yamaha Monster Energy Geração / 87 pontos
3º) Paulo Alberto – Yamaha Monster Energy Geração / 87 pontos
4º) Miro Sihvonen / 65 pontos
5º) Gustavo Pessoa / 60 pontos
14º) Gabriel Andrigo – Yamaha Monster Energy Geração / 22 pontos
Categoria MX2
1º) Vitor Borba / 87 pontos
2º) Bernardo Tibúrcio / 78 pontos
3º) Marcello Lima / 78 pontos
4º) Marcello Leodorico – Yamaha Monster Energy Geração / 73 pontos
5º) Henrique Henicka / 70 pontos
7º) Guilherme Bresolin – Yamaha Monster Energy Geração / 47 pontos
Calendário – Brasileiro de Motocross 2024
16 e 17 de Março – Sorocaba/SP
6 e 7 de Abril – Canelinha/SC
4 e 5 de Maio – Campo Grande/MS
18 e 19 de Maio – Sorriso/MT
6 e 7 de Junho – Interlagos/SP
8 e 9 de Junho – Interlagos/SP
3 e 4 de Agosto – Faxinal/PR
* Resultados extra-oficiais. Calendário do campeonato fornecido pela organização e sujeito a alterações
Os patrocinadores da equipe são: Yamaha, Monster Energy, Grupo Geração, Yamaha Banco, Yamalube, Jupiter, Philips One Blade, VP Racing Fuels, ASW, Nitro Mousse, Durag, D.I.D., Aqualis, Pirelli, Vedamotors, Brasil Racing, MotoStyle, Geração Adventure, Yamaha Consórcio e Yamaha Corretora de Seguros
PAULO ALBERTO
Categoria MX1 | Yamaha YZ450F
“Foi um final de semana positivo, mas é claro que a gente sempre quer mais. Finalizamos em terceiro lugar. As baterias foram um pouco atribuladas. Na primeira acabei saindo em último e me recuperando até a terceira colocação. Na segunda bateria larguei em segundo e mantivemos a segunda posição até quase no final, mas quase cai, acabei saindo fora da pista e perdi a posição. Finalizamos em terceiro, são bons pontos para o campeonato. Agora vamos para a terceira etapa e tentar voltar à liderança de novo.”
FÁBIO SANTOS
Categoria MX1 | Yamaha YZ450F
“Bastante feliz com o resultado, foram três semanas muito importantes na minha casa, onde conseguimos chegar a um ajuste melhor na minha moto e me senti mais confortável. Conseguimos a vitória e temos mais cinco etapas ainda pela frente, o campeonato começou agora. Muito obrigado a minha equipe, a todos os patrocinadores e todos que torcem por mim.”
GABRIEL ANDRIGO
Categoria MX1 | Yamaha YZ450F
“Foi um final de semana difícil aqui em Canelinha. Na primeira bateria largamos com chuva e estava brigando ali no top 10. Mas acabei ficando sem ‘tear-off’, tendo que tirar o óculos, e isso me atrapalhou muito. Perdi totalmente o rendimento, então só finalizei a prova. Na segunda bateria larguei bem, estava brigando pelo Top 5, estava com o pelotão da frente, estávamos nós três: o quarto, o quinto e o sexto. Acabei tendo um problema no amortecedor e não quis parar, mas acabei sofrendo uma queda forte e virando de frente. Mas sem desculpas, vamos continuar trabalhando e vamos para a próxima.”
GUILHERME BRESOLIN
Categoria MX2 | Yamaha YZ250F
“Não foi o resultado que eu esperava. Na primeira corrida tive problemas mecânicos e na segunda corrida acabei cometendo um erro. Tinha capacidade de chegar em primeiro lugar na segunda corrida, mas não foi dessa vez que eu consegui. Vamos treinar mais pra próxima.”
MARCELLO LEODORICO
Categoria MX2 | Yamaha YZ250F
“Foi um final de semana muito duro, com muitos problemas. Mas faz parte do game, é batalha, é guerra, e dei o meu máximo. Não foi o resultado que eu queria, mas estamos no jogo, estou em quarto no campeonato. Obrigado a todos pela torcida.”