
Fabio Quartararo, da Monster Energy Yamaha MotoGP Team, voltou a subir ao pódio da MotoGP neste fim de semana. O francês cruzou a linha de chegada da Corrida Sprint, no sábado (6), na segunda posição e celebrou entre os vencedores. Ele ainda finalizou o fim de semana com um P5 na Corrida Principal.
O bom final de semana de El Diablo começou na classificação, quando o piloto conquistou a segunda posição do grid e voltou a largar da primeira fila. Com a confiança em alta e a habilidade de campeão já conhecida, FQ20 fez uma Sprint impecável com ultrapassagens determinadas nas primeiras voltas e garantiu o lugar no pódio, cruzando a chegada em segundo lugar.
Na Corrida Principal, no domingo (7), Quartararo sabia que a gestão dos pneus seria fundamental e encontrou o equilíbrio entre forçar a barra e economizar pneus para lucrar ao final da prova de 24 voltas. Trabalhando com estratégia, ele garantiu o quinto lugar e um saldo mais que positivo ao final da etapa.
Álex Rins largou da 20ª posição do grid. Mesmo no final do pelotão, o espanhol conseguiu trabalhar e ganhar algumas posições, fechando a Sprint em 15º. Na Corrida Principal, ele também trabalhou de olho na vida útil dos pneus, mas uma queda na volta 15 encerrou sua participação antes do final prova.
Com os resultados da etapa da Catalunha, Fabio Quartararo está na oitava posição na classificação geral, com 129 pontos. Álex Rins é o 19º, com 45 pontos. A Monster Energy Yamaha MotoGP está em sexto lugar no Campeonato de Equipes com 174 pontos, e a Yamaha permanece na quinta posição no Campeonato de Construtores com 160 pontos.
O paddock da MotoGP segue para a Itália para o Grande Prêmio de San Marino, que será realizado no Circuito Mundial de Misano – Marco Simoncelli, de 12 a 14 de setembro.