
A 6ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross/MX1 GP Brasil, realizada neste domingo em Santa Cruz do Capibaribe (PE), foi marcada por uma demonstração de garra de Fábio Santos diante de condições desfavoráveis. Debilitado por uma virose, o piloto da Yamaha Monster Energy Geração mostrou comprometimento e entrega para conquistar o 3º lugar geral na categoria MX1. Com os importantes pontos somados, o hexacampeão brasileiro é o vice-líder da competição e segue forte na disputa pelo seu sétimo título brasileiro. Pietro Piroli também teve que se superar ao competir com uma lesão no joelho neste domingo, após rodada bastante exigente quando entrou na pista nos três dias de competição.
Categoria MX1
Na primeira bateria da MX1, Fábio Santos teve uma boa largada, mas perdeu tração e sua moto escorregou na primeira curva, fazendo-o cair para a 4ª posição. Enquanto isso, Gabriel Andrigo ocupava o 8º lugar. Sofrendo com a virose, Fábio Santos perdeu rendimento e finalizou a corrida na 5ª colocação.
Na segunda bateria, Santos fez outra boa largada e se manteve nas primeiras posições. O atual campeão brasileiro conseguiu manter um bom ritmo no pelotão da frente e finalizou na terceira colocação. Gabriel Andrigo, seu companheiro de equipe, enfrentou problemas novamente e precisou abandonar a prova.
Na soma das duas baterias, Fábio Santos subiu ao pódio na 3ª colocação. Ele ocupa a 2ª posição na classificação do campeonato, apenas 5 pontos atrás do líder, faltando ainda seis baterias e 150 pontos em disputa nas três rodadas restantes do campeonato.
Categoria MX2
Na categoria MX2, Pietro Piroli também demonstrou muita determinação ao competir com dores no joelho. O atleta da Yamaha YZ250F teve uma rodada de muito trabalho, participando dos três dias de corrida. Na sexta-feira, pela MX2, garantiu duplo P5 e consolidou-se como o 5º colocado no campeonato.
No sábado, defendendo a liderança da MX2JR, o jovem piloto confirmou sua ótima fase e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, ampliando sua vantagem na tabela de classificação.
Neste domingo, Piroli voltou a competir pela MX2, mesmo com uma lesão no joelho sofrida no dia anterior. Na primeira corrida, largou em 4º, mas perdeu duas posições no começo da prova. Recuperou a 5ª colocação, mas acabou caindo para 7º no pelotão intermediário, onde praticamente não havia diferença do 5º ao 9º colocado. O jovem piloto de 17 anos envolveu-se em uma disputa forte nas voltas finais e terminou a corrida na sexta colocação.
Na segunda bateria, Piroli não teve uma boa largada e acabou saindo no pelotão de trás. Por causa da lesão, realizou uma corrida segura e finalizou em 14º. Na soma das duas baterias, ficou com a 8ª colocação e se mantendo na 5ª colocação no campeonato na categoria MX2.
Próxima Etapa
O foco da equipe Yamaha Monster Energy Geração agora é na próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross/MX1 GP Brasil, agendada para o dia 17 de agosto, em Brumadinho, Minas Gerais.
Confira as fotos da equipe e fique por dentro dos bastidores: CLIQUE AQUI!
Siga o Instagram da Yamaha Racing Brasil, se conecte com o time e acompanhe todas as novidades da equipe: CLIQUE AQUI!
Confira abaixo os resultados deste domingo, a classificação do Campeonato, o balanço dos pilotos e o calendário da temporada.
Os patrocinadores da equipe são: Yamaha, Monster Energy, Geração, Jupiter, Vertys, VP Racing Fuel, IMS Racing, Leatt, GET, Yamalube, Ram, Philips One Blade, Wurth, Pirelli, MotoStyle, Durag, Guts, Aqualis, DID, Tamer, Yamaha Banco, BLU CRU, Brasil Racing.
RESULTADOS – 6ª Etapa
Santa Cruz do Capibaribe/PE
Categoria MX1
1º) Jeremy Van Horebeek / 47 pontos
2º) Stephen Rubini / 47 pontos
3º) Fábio Santos | Yamaha Monster Energy Geração / 36 pontos
4º) Guilherme Bresolin / 36 pontos
5º) Fred Spagnol / 31 pontos
12º) Gabriel Andrigo | Yamaha Monster Energy Geração / 11 pontos
Categoria MX2
1º) Benjamin Garib / 50 pontos
2º) Bernardo Tibúrcio / 44 pontos
3º) Rodrigo Borges / 38 pontos
4º) Arthur Gomes / 34 pontos
5º) Vasko Durand / 31 pontos
8º) Pietro Piroli / Yamaha Monster Energy Geração / 22 pontos
CLASSIFICAÇÃO DO BRMX
6 etapas realizadas
Categoria MX1
1º) Stephen Rubini / 261 pontos
2º) Fábio Santos | Yamaha Monster Energy Geração / 256 pontos
3º) Gustavo Pessoa / 186 pontos
4º) Guilherme Bresolin / 181 pontos
5º) Hector Assunção / 179 pontos
12º) Gabriel Andrigo | Yamaha Monster Energy Geração / 58 pontos
Categoria MX2
1º) Bernardo Tibúrcio / 285 pontos
2º) Benjamin Andres Garib / 230 pontos
3º) German Bratschi / 218 pontos
4º) Vitor Borba / 167 pontos
5º) Pietro Piroli / Yamaha Monster Energy Geração / 162 pontos
Categoria MX2JR
1º) Pietro Piroli | Yamaha Monster Energy Geração | 157 pontos
2º) Arthur Gomes | 112 pontos
3º) Gabriel Bilhar | 111 pontos
4º) Kauã Vieira | Yamaha BLU CRU | 109 pontos
7º) Juan Felipe Garcia | Yamaha BLU CRU M78 Academy | 98 pontos
Calendário – BRMX / MX1 GP BRASIL 2025
1ª Etapa – 06 de Abril – Ponta Grossa/PR
2ª Etapa – 27 de Abril – Canelinha/SC
3ª Etapa – 25 de Maio – Cuiabá/MT
4ª Etapa – 08 de Junho – Palmas/TO
5ª Etapa – 18 de Julho – Santa Cruz do Capiberibe/PE
6ª Etapa – 20 de Julho – Santa Cruz do Capiberibe/PE
7ª Etapa – 17 de Agosto – Brumadinho/MG
8ª Etapa – 29 de Agosto – Rio Verde/GO
9ª Etapa – 14 de Setembro – Indaiatuba/SP
*Calendário fornecido pela organização. Sujeito a alterações.
FÁBIO SANTOS
Categoria MX1 | Yamaha YZ450F
“Foi muito difícil passar pelas duas corridas de hoje, infelizmente peguei uma virose e corri muito debilitado. Nem sei como consegui completar as duas baterias, foi na superação mesmo, foi muito no sacrifício. Mas o mais importante é que somamos o máximo de pontos que foram possíveis nesse domingo e estamos vivos na disputa pelo campeonato. A próxima etapa vai ser melhor. Agradeço imensamente a torcida de todos, o público aqui foi maravilhoso, todos torceram muito por mim e pelo nosso time e sou muito grato a todos eles.”
GABRIEL ANDRIGO
Categoria MX1 | Yamaha YZ450F
“Foi uma etapa de altos e baixos, consegui ter bons momentos, mas infelizmente tive alguns problemas que me impossibilitaram terminar a segunda bateria. Agora é levantar a cabeça e focar nas próximas rodadas e também na final do Arena Cross. Vamos para a próxima.”
PIETRO PIROLI
Categoria MX2/MX2JR | Yamaha YZ250F
“Foi uma rodada bem intensa, começando na sexta-feira, com duas baterias da MX2, quando acabei tendo uma queda quando estava em quarto. Demorei bastante pra conseguir voltar pra prova, estava em décimo segundo e me recuperei até a quinta posição. Na segunda bateria eu também terminei em quinto, então deu quinto na soma das duas corridas. No sábado eu consegui fazer tudo perfeito na MX2JR, venci a corrida classificatória, venci a corrida principal e foi muito bom, consegui abrir mais alguns pontos no campeonato, mas acabei batendo no joelho bem forte, hoje estava doendo bastante, então foi mais um dia de sacrifício. Mas consegui finalizar as duas corridas, na primeira consegui um sexto e na segunda acabei tendo uma queda, bati o pé no chão e me esforcei bastante para conseguir terminar a bateria.”